Se você é fã de moda e organização, provavelmente já ouviu falar em guarda-roupa inteligente, certo? Se nunca ouviu, não se preocupe, pois hoje você vai terminar essa leitura preparada para deixar seu armário “inteligente” e nunca mais perder tempo revirando suas roupas em cima da hora. A partir de agora harmonia e versatilidade são a lei entre os cabides!

Antes de mais nada, é importante saber que não existe um único tipo de guarda-roupa inteligente: para cada pessoa, existem peças diferentes, que vão compor o próprio armário, de acordo com seu estilo e a sua personalidade.

Ficou curiosa de como começar? É só seguir sua leitura e vamos trazer os conceitos chave para você transformar seus hábitos fashion!

O que é guarda-roupa inteligente?

O guarda-roupa inteligente é uma maneira funcional de organizar suas roupas, e evitar exageros que só confundem na hora de preparar seus looks nas ocasiões do dia a dia. Com essa filosofia de organização você vai aprender a descobrir cada dia mais seu estilo.

O armário inteligente reflete e ajuda a definir seu estilo pessoal, tornando menos complexa a tarefa de combinar as peças, uma vez que elas vão estar organizadas de uma maneira que se relacionem entre si.

E a facilidade de escolha vem da disposição das peças, de modo que conseguimos ter uma noção de combinação só de bater o olho. Se você costuma se sentir perdida e ansiosa na hora de se vestir, confira as nossas dicas para amadurecer e transformar seu processo de composição.

Como montar o seu guarda-roupa inteligente

Ter um guarda-roupa inteligente não é algo impossível, já que não se baseia em acrescentar peças, mas sim em diminuir. Por isso, a regra geral é que as roupas combinem entre si, sejam elas básicas ou não. Ou seja, aqui a qualidade vale mais do que quantidade.

Mas, tenha em mente que essa seleção de peças deve ser pensada de acordo com seu estilo pessoal. Não adianta pegar várias peças neutras e básicas se esse não for realmente seu estilo, afinal, é importante transmitir quem você realmente é a partir do look.

Você sabe muito sobre você, não é mesmo? E o que o smart closet vai fazer é dar uma lógica de organização que diminua a poluição visual e te dê uma visão mais ampla de como seu estilo se organiza, do que você mais gosta.

Você vai conhecer mais cada peça de roupa individualmente e, na hora de comprar peças novas, vai ter muito mais propriedade, e ao invés de comprar por impulso, vai comprar com propriedade e qualidade.

Quer saber como colocar em prática? Confira abaixo!

Escolha os tons corretos

Um dos pontos principais desse tipo de armário é a escolha certa dos tons. Veja a seguir como essa escolha deve ser feita:

  • Escolha 3 cores principais (elas devem ser suas cores favoritas, pois vão ser as que vão dar a tônica do seu estilo pessoal);
  • 4 tons coloridos para dar destaque ao closet (que vão aumentar o impacto dos primeiros tons que você escolheu ao dialogar com eles);
  • 2 tons neutros, para amortecer o impacto de combinações muito vibrantes e criem oportunidades para acessórios e peças de sobrepor.

Faça sempre uma manutenção no seu guarda-roupa inteligente

Outro aspecto bem importante é haver rotatividade. De duas a três vezes no ano monte um esquadrão em seu guarda-roupa e, depois de ter usado bastante cada peça, escolha quais você enjoou e quais têm potencial para montar novos looks. Vale a pena fazer essa análise entre a transição de estações e também nas épocas de festas.

Tire tudo do armário e analise as condições da peça, se ainda lhe cai bem, se está em bom estado e se ainda combinam com você, vale a pena manter. Não adianta guardar uma peça que está apertada ou muito larga. Considere fazer um bazar ou doar para alguém que esteja precisando.

Se a peça ainda dá para ser usada, mas a estação não permite, guarde-a em um local diferente para que ela não ocupe espaço no armário, já que a ideia é o mínimo de peças possível para se ter uma boa organização e visualização.

Comprou uma peça nova? Rotacione

Como mencionamos neste post, ao conhecer mais cada peça, suas compras vão se tornar muito mais criativas, voltadas para a qualidade e cada vez mais funcionais. Ao comprar uma peça nova, pense sempre que ela pode substituir outra que já foi bastante usada.

Para evitar o acúmulo, tenha a regra de que, ao comprar uma peça, outra deve ir para a área de peças reservadas para futuras mudanças. Assim você mantém a organização e com certeza vai ter cada vez mais critério na hora de fazer as compras.

Qualidade é melhor do que quantidade

Calma! Isso não significa que você possa ter apenas uma peça de cada, mas é fundamental que o número de roupas seja reduzido, pois o excesso muitas vezes só atrapalha. Analise as peças mais importantes, que tenham relevância na questão de versatilidade e facilidade de combinação, e evite aquelas repetitivas.

Comprando com qualidade você desperdiça menos, tem peças que duram mais e ainda com grande valor agregado, que podem sempre ser vendidas para boutiques e brechós de roupas de padrão.

Combinações proporcionais

Quando conversamos com alguém, reparamos primeiramente na blusa que está usando, pois é a peça que mais chama atenção no look. Assim, ela deve ser tratada de maneira especial, ainda mais quando o smart closet propõe que menos é mais.

Considerando que a blusa é o item de destaque das combinações, ela deve ter prioridade também em nosso closet. Portanto, trabalhe na proporção de 3 a 5 partes de cima para cada parte de baixo.

Essa proporção torna a escolha de peças de baixo de qualidade e versáteis ainda mais fundamental! Isso não quer dizer que precisem ser básicas, mas sim repetíveis.

Escolha as peças certas

Para escolher as peças corretas para se ter no armário, é bom lembrar novamente da dica sobre qualidade e quantidade. Crie alguma espécie de categoria baseada no tipo do corte, no tecido ou na ocasião que mais usa cada peça.

Então tente separar uma ou duas de cada, assim você tem mais exclusividade, variedade e oportunidade de explorar as oportunidades de cada peça. Se estiver em dúvida entre duas parecidas, opte sempre pela mais versátil, que é uma característica fundamental para facilitar a criação de looks.

Use apps para te ajudar na organização e visualização

Se você gosta de escolher bem suas peças, com o guarda-roupa inteligente vai ter menos ansiedade e mais desafios criativos. Esse é o grande aprendizado fashion: fazer mais com menos. É no caminho, no processo que aprendemos e nos especializamos.

Cada dia mais existem apps para organizá-lo dentro dessa filosofia, com eles você pode fotografar cada peça e colocar em prática a dica que demos acima sobre criar categorias e até mesmo atribuir notas, o que ajuda a ter mais resolução na hora de rotacionar suas peças e visualizar melhor tudo na hora de fazer suas compras.

Veja a seguir algumas peças fundamentais para se ter em um armário funcional feminino!

Guarda-roupa inteligente: peças indispensáveis

A ideia do guarda-roupa inteligente é poder escolher de olhos fechados peças diferentes e elas combinarem entre si. Assim, existem peças essenciais que combinam com tudo e que devem estar presentes em qualquer closet. Olha só algumas opções:

Vestidos

Como são peças únicas, os vestidos são as melhores escolhas para montar um look, especialmente na hora da pressa. Eles são versáteis e caem bem em qualquer estação. Eles chamam por acessórios e são ideais para sobreposições diferenciadas.

Blusas femininas

Não existe um número certo de blusas que devemos ter no guarda-roupa, mas é bacana seguir a regra da proporção que mencionamos anteriormente. Elas vão ser suas peças coringa. Tenha sempre em mente o passo a passo anterior e escolha as cores e estampas que mais combinam com você.

Calças femininas

Na hora de selecionar as calças, lembre-se das blusas e camisas que estão presentes em seu armário. Opte pelas peças mais neutras, que possam ser repetidas em diferentes combinações e se integrem em todos os ambientes.

Saias

As saias são perfeitas para um look mais feminino e delicado. Escolha uma saia de cada comprimento, especialmente no midi, que combina com várias ocasiões e looks, especialmente calçados.

Casacos femininos

Os casacos femininos são importantíssimos para transformar um look! Eles são muito úteis para aqueles dias mais frescos, para sobrepor os looks sem precisar recorrer às peças que estão guardadas fora do closet.

Tenha variedade de estilos, com jaquetas jeans para o casual e peças de alfaiataria, por exemplo, para ocasiões mais sociais ou mesmo para criar looks hi-lo.

Escolha tons que sejam bons complementos para as cores centrais da sua paleta.

Shorts e bermudas femininas

Essas peças são indispensáveis nos dias mais quentes e despretensiosos. Escolha poucas opções de shorts e bermudas, que sejam suficientes para criar combinações casuais para dias de lazer.

Pronto! Agora você está preparada para começar seu guarda-roupa inteligente com propriedade e amadurecer cada dia mais seu estilo, se conhecendo profundamente através dos seus gostos e da forma como se organiza!

No site da Sacada você vai encontrar roupas femininas incríveis para compor um closet criativo e funcional.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas de moda – estamos sempre trazendo conteúdos incríveis pensando em você, mulher contemporânea.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here