A geometria é magnífica em todas as suas formas, posicionamentos, padronagens e estilo. Com o uso das estampas geométricas trazidas para o mundo da moda, podemos nos divertir misturando padrões e formatos, criando designs únicos e misturando cores que fazem toda a diferença no visual.

É essa diversidade que mais nos encanta e o melhor de tudo, nunca cai de moda! Isso porque elas tornaram-se clássicos atemporais, cheias de personalidade, principalmente para mulheres refinadas que amam peças estilosas.

Acompanhe a leitura para conhecer os modelos geométricos clássicos: poá, listras, xadrez, chevron e pied pule. Inspire-se e aprenda combinar as estampas em diferentes ocasiões:

1 – Poás

As clássicas bolinhas do anos 60: pequenas, brancas e com o fundo bem colorido já foram usadas em vestidos, camisas, lenços, saias e uma infinidade de modelos. Agora, foram reinventadas, sendo encontradas em tamanhos médios e grandes – são um espetáculo!

Os poás maiores ficam charmosos em modelos que mostram toda a sua grandiosidade, como vestidos longos, saída de praia e kimonos. Já as padronagens menores são mais fáceis de trabalhar detalhes, então está liberada para vestidos de recortes, babados, franzidos e camisas com mangas bufantes ou golas com laços.

Dicas de modelo e onde usar: 

  • Camisa social para o trabalho e home office;
  • Vestido longo com lastex para um jantar;
  • Vestido midi para café da tarde com as amigas.

Enfim, é o clássico estilo casual do dia a dia, use tranquilamente em todos os lugares.

2 – Listras

Assim como nos poás, as listras também possuem suas variações. Finas, grossas, verticais ou horizontais, todas as variedades são muito amadas e cheias de estilo. E este design está muito presente em modelagem alfaiataria com linho, risca de giz e crepes encorpados.

As listras verticais bem posicionadas alongam a silhueta, deixando o seu visual harmonioso e proporcional. Além disso, brinque com listras de diferentes tamanhos no look, contanto que sejam da mesma cor. Ou o inverso, listras da mesma espessura de diferentes cores.

Dicas de modelo e onde usar:

  • Conjunto alfaiataria com calça e blazer alongado para a mulher de negócios;
  • Vestido transpassado de viscose para passeio no shopping;
  • Saída de praia de musseline com manga longa para praia e piscina.

Aproveite para colocar as listras no seu closet com elegância.

3 – Xadrez

Sem essa de xadrez monótonos. Afinal, o requinte está nas combinações de cores alegres e tonalidades suaves além de diferentes tamanhos de quadrados compondo icônicas montagens de xadrez.

Esta estampa é a queridinha da meia estação e do inverno. Presente em saias retas, vestidos tubinho, casacos e calças de alfaiataria. Quem não conhece os xadrez de luxo da Chanel e Burberry?

Dicas de modelos e como usar: 

  • Blazer oversized com calça e coturno para festa à noite;
  • Calça alfaiataria com suspensório para reunião empresarial;
  • Vestido tubinho para o happy hour.

4 – Chevron

É chamado também de espinha de peixe ou apenas zigue e zague, entretanto a melhor definição do que é chevron é esta aqui: listras em zigue-zague originadas do tricô fashionista.

A inspiração para criar esta estampa incrível veio das tramas do tricô e hoje é encontrada em todos os tipos de tecido: viscose, malha, crepe e muito mais.

Dicas de modelos e como usar:

Cardigan para sobrepor seu look no dia a dia;
Vestido tubinho para festas noturnas;
Chemise soltinho de linho para um dia na praia.
5 – Pied Poule
Esta estampa que significa “pé de galinha”, em francês, ganhou notoriedade quanto o príncipe de Gales posou para a Vogue em 1934, usando um terno com esta padronagem. Desde então, é relacionado com o luxo e a nobreza. Afinal, quem não quer parecer um membro da realeza?

É a estampa queridinha do inverno, tanto para homens quanto para mulheres, encontrada em casacos, vestidos, saias, calças, botas, gorros, enfim, é muito versátil e aprimora o visual de todos que a usam.

Dicas de modelos e como usar:

Casacos de inverno para usar em todo lugar;
Macacão com cinto encapado marcando a cintura para o trabalho;
Calça alfaiataria com camisa lisa para apresentar o seminário da universidade.
Por fim, inclua o pied poule no seu winter style e garanta elegância em todos os visuais.

Existem inúmeras padronizações e variações de cores para fazer com todas estas formas, tanto que é possível combinar algumas delas. Lembrando sempre de escolher peças que conversem com sua personalidade e estilo pessoal.

Agora que você já conhece as estampas geométricas, veja como criar um mix de estampas de forma elegante e inspire-se para compor um visual arrasador.

Nos vemos no próximo post!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here