Uma das coisas mais divertidas do mundo da moda é compreender as propriedades e atributos dos diferentes tipos de peças, em especial a variedade de tipos de tecidos de roupa.

Conhecer mais de perto a origem, a textura, o peso e as possibilidades de caimento, como também as combinações de materiais é uma uma obrigação para quem quer compreender os aspectos da moda, fazendo toda a diferença no momento de visualizar cada peça dentro de um visual.

Conhecendo os principais tipos de tecido para roupa

Antes de começar a falar sobre os diferentes estilos de tecidos, é importante fazer uma ressalva sobre a diferença entre tecidos planos e malhas.

diferença entre tecido e malha está na sua composição: as malhas são fios entrelaçados, muitas vezes com materiais sintéticos, e por isso têm mais elasticidade e maleabilidade, já os tecidos têm componentes mais naturais e com menos elasticidade e, por isso, costumam ter um caimento mais estruturado.

É claro que tudo isso pode variar bastante, e por isso vale a pena olhar mais de perto os favoritos do mundo da moda:

Algodão

O componente mais famoso do mundo pode ser produzido em uma grande diversidade de roupas, já que tem origem natural e varia bastante de região para região.

O algodão é um tecido considerado confortável, com boa absorção, tanto para tingimentos quanto para o suor. Tem um toque agradável no corpo e, por ser mais natural, tem menos chances de causar alergias. Além de tudo, é um tecido de fácil manutenção.

Ele pode ser manipulado em diferentes gramagens, para ficar mais fino ou espesso de acordo com seu volume de fios.

A peça básica por excelência é recomendada para ser usada no dia a dia e pode ser encontrada em diversas formas, com destaque especial para o tecido jeans, que recebe diversos procedimentos diferentes.

Sendo a principal peça do inverno, a lã tem uma história muito longa ao redor de todo o mundo e até hoje é a principal fibra natural na composição de peças para o inverno. Ela já possui uma variedade de fórmulas sintéticas e garante um ótimo isolamento térmico, além de ser fácil de tingir.

A lã é o principal material das peças de tricot, também de diversos acabamentos e forros de inverno e é inconfundível com sua textura, geralmente usada em peças de sobreposição e acessórios como luvas, cachecóis e gorros.

Malha

A malha é o material mais variado dentro da nossa lista, pois pode ser produzida com diferentes materiais, a maioria sintéticos hoje em dia, como o poliéster e a poliamida, popularmente usada nas roupas de academia e também peças de praia, por oferecem liberdade de movimento, boa absorção e a compressão modeladora.

Além disso, as malhas são de fácil manutenção e não precisam ser passadas, mas exigem alguns cuidados na lavagem e secagem.

Por terem maior contato com o corpo e um certo nível de transparência dependendo da roupa, as malhas são menos formais, mas podem muito bem ser combinadas com outras peças para criar looks hi-lo, como combinações com legging e peças de alfaiataria.

Viscose

A viscose é um tecido leve, respirável, cheio de movimento e muito usado no verão, figurando em blusinhas, macacões e macaquinhos estampados. É um material muito prático e fácil de estruturar, que pode receber efeitos variados.

Também tem uma natureza mais informal, apesar de render peças muito queridas no dia a dia dos looks office, como as calças pantalona e pantacourt, além de casaquinhos e kimonos.

Seda

Outro tecido com um ótimo caimento para o corpo, que aparece em diversos tipos de roupas é a seda. Seu toque é marcante e é sinônimo de conforto.

A seda costuma ser um material mais delicado, tanto à luz quanto ao calor, e exige uma série de cuidados que valem a pena serem levados em consideração em suas diversas combinações.

Ela é sinônimo de bom gosto e sofisticação, com seu brilho único e a possibilidade de se destacar em combinação com as mais diversas texturas de roupas.

Linho

Outro fio que tem tudo a ver com bom gosto. O linho é um tipo de tecido de roupas muito popular no Oriente Médio, onde rende peças que misturam sofisticação em camisas sociais que são respiráveis e leves.

É justamente essa propriedade que faz dele uma escolha comum para panos decorativos. É durável e resistente mesmo em gramaturas pequenas.

A textura mais natural e opaca do linho combina com tecidos brilhantes e homogêneos como detalhes em seda.

Veludo

Podendo ser produzido em algodão ou seda, o veludo é um tecido com pelagem curta que tem um pouco de tudo: toque muito macio, um brilho elaborado, é confortável para o corpo e aquece relativamente bem.

Por ser um tecido mais pesado, se torna uma ótima peça de sobreposição e combina muito bem com tecidos de gramatura menor para criar bons contrastes, com a viscose.

Lurex

Os fios metalizados cheios de brilho se tornaram um clássico entre os anos 70 e 80. É uma malha bem flexível e chamativa. Em looks monocromáticos, para festa e para a noite, em especial, o Lurex representa a elegância.

Gostou de conhecer mais sobre os tecidos mais populares do mundo da moda? Aqui no blog da Sacada você encontra uma enorme variedade de dicas para compreender os mais diversos conceitos do mundo fashion e criar as suas composições com muito mais propriedade!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here